Léxico/Semântica

Atualizado: 6 de Jul de 2020

Observem esses ícones e vejam o quão nítidos são os temas e a coerência dos elementos que formam cada grupo composto por foto e emojis. A relação de sentido em cada grupo poderia ser descrita por palavras como: alegria x tristeza, ou festa x luta. Tais palavras estabelecem com os elementos que compõem cada grupo uma correlação do tipo contém/ está contido, hiperonímia/hiponímia .

Imaginemos um contexto atual como as recentes postagens que viralizaram nas redes sociais de todo o mundo sobre o racismo. Certamente encontraremos nessas postagens emojis, fotos e palavras, de um mesmo campo semântico, correspondentes aos sentimentos aflorados de raiva, tristeza, socorro, desaprovação... e também força para lutar. Num exercício de brainstorm para a construção de um parágrafo, poderíamos utilizar essas palavras correspondentes às fotos e emojis que expressam tristeza desta forma:

O mundo pede socorro com a crescente onda de racismo e violência contra os negros. É triste vermos pessoas morrendo e a impunidade reinando. O povo, em massa, nas ruas expressa a sua raiva e indignação, mas sobretudo a esperança através da luta pela justiça.

Construa um parágrafo com os emojis que expressam alegria.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo