Mundo Geek e Educação

A arte de ensinar requer esforço contínuo em inovar, conquistar e claro obter resultados. Bons resultados. E o que promove bons resultados?
Bem, o que sei é que quando se faz algo de maneira prazerosa os resultados são melhores.
Em um processo interativo de aprendizagem, onde se constrói saberes a partir dos interesses e necessidades do público alvo, é fundamental conhecer o universo do qual fazem parte essas pessoas; e principalmente o potencial pedagógico de cada elemento desse universo.
É o que fazemos, por exemplo, com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como o computador e o celular. Porém utilizá-los para estudar os conteúdos de maneira tradicional não muda muita coisa.

Imagine você simplesmente ler a obra Os Lusíadas de Camões em um livro físico ou em pdf no computador ou celular ou mesmo no kobo?! Mas, se você lê a versão em quadrinhos de Os Lusíadas ou ainda se você faz parte da história…é com certeza muito mais interessante.
Partindo desse pressuposto identifiquei nos meus alunos a cultura pop ou geek nas paixões pelos filmes, jogos, séries de tv, HQs…e desenvolvi projetos interdisciplinares na área de Linguagens que representaram esse universo.
Eu particularmente mergulhei nesse universo ao acompanhar minha filha, há alguns anos, nas convenções de anime, filmes, livrarias…e ao curtir sua viagem a Disney.
Até me inserir nesse universo eu achava que esses adolescentes eram esquisitos e não podiam ser bons nos estudos.
Clicando em algumas destas imagens, você poderá mergulhar nessas experiências...